Skip Navigation LinksNossa Empresa » História

História

A Bristol-Myers Squibb surgiu da fusão de dois laboratórios americanos em outubro de 1989: o Bristol-Myers e o Squibb.


O laboratório Bristol-Myers surgiu como Companhia Farmacêutica Clinton, Nova York. Em 13 de dezembro de 1887, Willian McLaren Bristol e Ripley Myers criaram uma farmácia em um pequeno sótão. Para o final do século XIX, tratava-se de uma novidade no país, pois até então eram os próprios médicos que faziam os medicamentos.

A empresa progrediu e expandiu seus negócios para todo os Estados Unidos. Em 1898, mudou de nome para Bristol-Myers Co. e, em 1900, para Bristol-Myers. Em 1924, a empresa já havia ultrapassado as fronteiras norte-americanas e passou a atuar em 26 países, crescendo continuamente e incorporando diversas empresas bem sucedidas.

Ao final da II Guerra Mundial, a companhia especializou-se em pesquisa e fabricação de antibióticos, tornando-se uma das maiores produtoras mundiais. Em seguida, conquistou o posto de líder mundial em terapia contra o câncer. Também fez importantes lançamentos em produtos para o sistema nervoso central, cardiovascular e na área dermatológica.

O laboratório Squibb foi criado pelo médico e farmacêutico Edward Robinson Squibb no bairro do Brooklin, Nova York, em setembro de 1858. A grande preocupação deste novo negócio era a ética médica e o comprometimento com a busca da pureza e eficácia dos medicamentos. Nos Estados Unidos, o Dr. Squibb era conhecido pelas campanhas contra medicamentos adulterados e contribuiu decisivamente para a criação da Lei de Drogas e Alimentos Puros que, mais tarde, deu origem ao Food and Drug Administration (FDA), órgão que controla a qualidade de produtos alimentícios e farmacêuticos no país.

O laboratório Squibb foi instalado no Brasil em 1944 em razão de um programa de expansão decorrente da pesquisa e da fabricação da penicilina. Já o Bristol-Myers chegou ao País em 1949, com a distribuição de produtos feita por meio da Laborterápica.

Em 1989, os dois laboratórios uniram forças e conduziram um processo de fusão global, que resultou na atual empresa Bristol-Myers Squibb.

Linha do Tempo

Clique aqui para saber mais sobre a história da BMS.