Skip Navigation LinksCoinfecção pelos vírus HIV/HCV

Coinfecção pelos vírus HIV/HCV


Coinfecção é quando o organismo sofre com duas ou mais doenças ao mesmo tempo. Estima-se que, 30% dos soropositivos podem estar infectados também pelo vírus da Hepatite C (HCV). Isso acontece porque as duas doenças são transmitidas de formas semelhantes, e o HIV já deixa o organismo muito enfraquecido. No Brasil, a prevalência depende da região geográfica, variando de 8,9% a 54% ².

A infecção por HIV interfere e modifica a história natural da Hepatite C, acelerando a progressão da doença e o eventual surgimento de cirrose e câncer de fígado nos pacientes coinfectados, diferentemente do que acontece com aqueles infectados somente pelo HCV ³. Daí a necessidade de investigação, tanto por parte dos pacientes diagnosticados com Hepatite C, para investigarem se são soropositivos, quanto por parte dos infectados pelo HIV, para exame de diagnóstico de Hepatite C.



Referências bibliográficas

1. C. T. Staples, Jr., D. Rimland, and D. Dudas. Hepatitis C in the HIV (Human Immunodeficiency Virus) Atlanta V.A. (Veterans Affairs Medical Center) Cohort Study (HAVACS): The Effect of Coinfection on Survival.

2. Flávia Helena Pontes de Carvalho et al. HIV/HCV coinfection at an university hospital in Recife, Brazil

3. Cristina Targa Ferreira e Themis Reverbel da Silveira. Hepatites virais: aspectos da epidemiologia e da prevenção.